quinta-feira, 1 de novembro de 2012

O QUE É DEMOCRACIA?



        Os Caaporenses na sua grande maioria, têm em mente que quem manda em Caaporã é o atual Prefeito João Batista Soares, médico e dono do único hospital existente em Caaporã, o qual teve início como uma Associação, que foi dirigida pela memorável professora Severina Helena, e pelo Sr. Pedro Soares Nuto, então Secretário de Finanças do Estado  da Paraíba, atualmente João Batista Soares reelegeu-se Prefeito pela 4ª vez consecutiva, numa eleição concorrida por cinco candidatos, os quais eram aliados de João em alguma época ao longo dos seus mandatos.

A Democracia de Caaporã difere de todas as que existem nos demais municípios, em Caaporã carreata é chamado de arrastão, e a distribuição de combustível é visível para quem quiser ver, porque lá tem um mandatário e pelo menos quinze mil eleitores obedientes, quem pode dar algo as pessoas para votar dá e não há quem reclame, porque eleição é o tempo da barganha, parece que está combinado assim, aí tem a máxima que os candidatos menos favorecidos dizem "comam deles e votem em mim" e assim o candidato vai se enganando, e não denuncia pensando que o povo vai votar assim, e no final a decepção é grande. Será que o povo enganou o candidato ou não? Ou sim?

Apesar de todos os partidos políticos de Caaporã ter provas contundentes das fraudes por compra de voto, pela troca de material de construção em voto, entrega de equipamentos comunitários em plena carreata sob a escolta da PM, cimento, entre outras bugingangas, até aqui nada será feito e só lamentarão nos próximos 4 anos para em 2014, cada líder político vender os votos obtidos na última eleição aos estaduais, federais e majoritários, dessa vez a barganha é do líder.
Em 2016 novamente o povo está livre para comer de todos e votar no último que pagar. E assim caminha a Cidade e os Caaporenses, precisarão pelo menos duzentos anos pela frente para que Caaporã chegue a evolução de 2012.

Há uma pequena camada da população que sofre muito com tudo que acontece em Caaporã, mas, fazer o quê, se o homem está certo na forma da Lei!